Patrocinar as redes sociais: por onde começar?

Patrocinar as redes sociais: por onde começar?

Vamos começar mais um texto do nosso blog falando como as redes sociais têm se tornado uma ferramenta poderosíssima para alavancar os negócios ou até mesmo fortalecer a sua marca.
Mas, nem sempre as estratégias feitas no famoso “orgânico” são efetivas.
Isso acontece porque a API (Application Programming Interface) usada nas redes sociais nem sempre favorecem páginas recém criadas ou conteúdos que utilizam arte com muitos elementos ou textos.

 

Se você não é um usuário assíduo das redes sociais e mesmo assim quer começar a investir, não tem o porquê se preocupar. O importante é sempre trabalhar com planejamento.
A rotina de patrocínios nas redes sociais pede organização e estruturação de todos os objetivos para que os resultados sejam alcançados de forma efetiva.
Se você quer começar a trabalhar a imagem do seu negócio ou até mesmo divulgar um evento ou produto específico através dos links patrocinados, separamos quatro dicas para você começar a estruturar seus anúncios.

OBJETIVO E INVESTIMENTO

O primeiro passo para quem quer começar a patrocinar os negócios nas redes sociais é analisar o objetivo e o investimento. A ideia é divulgar um evento? Aumentar a visualização da sua marca? Divulgar um produto específico?
Feito isso, você precisará pensar em qual será o valor de investimento que você deseja ou poderá gastar nessas campanhas. Esse ponto é muito importante para te ajudar a pensar com cuidado no conteúdo que você irá criar.
O objetivo e seu investimento são pontos cruciais que serão a base dos seus resultados lá na frente.

 

PÚBLICO

O segundo passo para você planejar as suas redes sociais é pensar quem é seu público alvo.
Para você fazer isso é simples: pense em quem irá consumir o seu produto ou irá participar do seu evento. Se você tiver uma escola e está promovendo um concurso para bolsas de estudo, certamente o seu público serão alunos e pais., entre 17 e 50 anos. Mas, caso você queira divulgar a nova cerveja que chegou na sua Beerstore, com certeza precisará divulgar para pessoas que apreciam esse tipo de bebida, analisando também a idade média do seu público. Por isso, a importância de conhecer e saber quem realmente é o seu público alvo.
Formatando essas especificações, ficará muito mais fácil pensar no conteúdo e também estruturar as metas de resultados.

CONTEÚDO

O objetivo e o público estão ok? Se sim, o terceiro passo é começar a pensar em como você irá criar esse conteúdo para ser patrocinado nas redes sociais. Por mais simples que esse tópico pareça, você precisa ficar atento. As milhares de APIs, que mencionamos ali em cima, rastreiam diversos pontos nas redes sociais, como quantidade de texto, elementos que não conversam com as políticas da plataforma e até mesmo produtos específicos, como imóveis, por exemplo.
Por isso para se criar um conteúdo assertivo, você precisa conhecer MUITO BEM o seu produto ou evento e também o seu público. Assim, fica mais fácil criar um conteúdo que, além de conversar com seus possíveis clientes, atenda as especificações das redes sociais.

A grande sacada para a sua divulgação é ver o que mais conversa com o perfil do seu conteúdo patrocinado. Caso tenha abertura, use memes, letras coloridas e até mesmo brinque com trechos de músicas. Posts com essa estrutura tendem a ter maior repercussão entre os usuários.

RESULTADOS

Depois de seguir esses passos, agora é colher os resultados. Sejam eles satisfatórios ou não no primeiro momento, eles que irão nortear como as próximas estratégias deverão ser lançadas. Os relatórios emitidos pelas redes sociais mostram exatamente quais foram as pessoas impactadas pelo seu anúncio, quem interagiu, quem converteu – se essa for a intenção e até mesmo a idade, gênero. Dessa forma, você pode começar todo o processo novamente, só que dessa vez com dados baseados nos seus possíveis clientes.
Sabendo quais são as pessoas impactadas pelo seu anúncio, as ações envolvendo a criação de conteúdo e até mesmo os valores já investidos, as próximas campanhas podem ser mais assertivas e direcionadas. Por exemplo, se seu produto teve mais interação com mulheres, sua próxima campanha pode ter elementos que chamem atenção desse público.

Seguindo desse passo a passo você está pronto para começar a patrocinar a sua marca nas redes sociais sem medo.
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